Buscar

A importância das Ligas de Mercado Financeiro no contexto brasileiro!



Cenário interno


Em números recordes, o cenário de pessoas se cadastrando na B3 vem com um crescimento de aproximadamente 76% se comparado a dezembro de 2019, que continha o montante de 1,68 milhões de pessoas físicas cadastradas. No último levantamento de agosto de 2020, foram contabilizados 2.958.442 CPFs cadastrados. Todo esse acréscimo vem acompanhado de uma mudança nos rendimentos financeiros alinhado a baixa da taxa de juros (2% a.a.). Mas o que esse cenário demonstra?

É evidente que com esse crescimento, cada vez mais a população brasileira tem se interessado pelo mercado financeiro. No entanto, muitas vezes isso é dificultado por incertezas na hora de aplicar a teoria na prática ou mesmo por não saber por onde começar. Dessa forma, as Ligas Universitárias de Mercado Financeiro, propõem transmitir conhecimentos não somente teóricos, mas também práticos de como iniciar a carreira ou investimento no mercado, principalmente, para alunos das universidades e a população próximas a elas.


Surgimento das Ligas e contextualização


A princípio, o conceito das ligas de mercados de financeiro dentro das universidades já era consolidado a bastante tempo em instituições estrangeiras, principalmente nos Estados unidos, com as ligas de Yale, Harvard e Stanford. Porém no Brasil a prática começou de maneira tardia, onde a USP, Insper e FGV criaram suas ligas a partir de 2007, por estarem próximas dos centros financeiros e possuírem grades voltadas para a formação de profissionais de mercado.

No entanto, esse foi apenas o começo, com o passar do tempo o interesse de alunos sobre o mercado financeiro foi se expandindo para além das grandes capitais. Hoje em dia, existem mais de trinta ligas de mercado financeiro, tendo no total mais de 330 estudantes espalhados por todas as regiões do país, concentrando principalmente na região sudeste.

A criação do conselho nacional das ligas de mercado financeiro tem papel importante nesse crescimento, pois é o órgão representativo de todas as ligas existentes, com a função de uni-las, formando um ambiente de cooperação e troca de informações.

Vantagens Liga de Mercado Financeiro

Neste ínterim, o estudante que busca se integrar em uma Liga dispõe de um mundo de oportunidades para crescer e se desenvolver. E nada melhor do que alinhar o interesse com a experiência de desenvolver projetos, aprender conhecimentos sólidos sobre diversos temas, e poder ser capacitado para uma vaga de estágio em grandes bancos.


Experiências:


O estudante dispõe de diversas oportunidades, que vão desde se aventurar em assuntos como valuation, análise de investimento, até projetos de educação financeira para empregadas domésticas, ou estudantes do ensino médio. Além disso, as Ligas do mercado Financeiro se assemelham em possibilitar aos membros a capacitação interpessoal: colaboração, comunicação, autonomia e com certeza o trabalho em grupo – habilidades imprescindíveis para se obter um estágio.

Outro braço muito forte das Ligas são as competições. Os grandes bancos e corretoras de investimentos entenderam e visualizaram a possibilidade de encontrar profissionais capacitados através das Ligas do Mercado Financeiro. Por isso, a criação de competições se popularizou, e se tornou uma grande oportunidade de quem busca aperfeiçoar seus conhecimentos e despertar uma possibilidade de estágio em grandes bancos. Dentre elas estão:


- CFA Institute Research Challenge

O desafio global consiste em equipes que fazem uma análise com um relatório de até 10 páginas em inglês, sobre uma empresa que negocie suas ações em bolsa de valores, além de recomendar a venda, compra ou se manter neutro em relação às ações da empresa. Os vencedores recebem a possibilidade de representar o país na final mundial nos EUA.

- Constellation Challenge

O desafio consiste em grupos de quatro ou cinco alunos, em um processo de um mês. Os grupos precisam apresentar um case de investimento de uma empresa e concluir se vale a pena investir nela ou não. O prêmio deste ano foi apresentar o case vencido na Brazil Conference at Harvard & MIT 2020! Uma conferência para discutir temas sobre política, cultura e economia com os principais líderes globais.

- Safra Top Gestor

O desafio do asset que é um braço do banco de investimento Safra, dura seis meses, e mensalmente, as equipes inscritas enviam um portfólio de ativos com justificativa para a escolha de cada item da carteira. A equipe vencedora recebe a oportunidade de entrevista com gestores da asset além de uma premiação de R$ 10 mil.

A importância de Ligas do Mercado Financeiro

O mercado financeiro é uma atração para jovens ambiciosos e esforçados, no entanto, é uma área muito abrangente e complexa, e por isso é comum encontrar estudantes que queiram trabalhar neste ramo, mas não sabem nem por onde começar a ir atrás desse sonho. Nesse sentido, as ligas são de fundamental importância, pois preparam os alunos para entrar em um ambiente de extrema competitividade, já que dentro das ligas os jovens irão adquirir os conhecimentos referentes ao mercado, e por meio das competições, terão uma experiência prática de como seria trabalhar dentro do mercado. Por isso, venha nos prestigiar e fique atento as nossas redes sociais e nossos eventos!


Tenho algumas dúvidas, o que fazer?

Por ser uma breve explicação é comum que possam surgir dúvidas, ou até mesmo a curiosidade de aprofundar-se mais nesse tema, assim, ficamos a disposição para ajudá-los.

Envie suas dúvidas no e-mail: ligalq.usp@gmail.com.

Vamos conversar!



- Gabriel Zimbaldi de Moraes e João Pedro E. Rivello

24/09/2020

53 visualizações0 comentário

Avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba - SP

ligalq.usp@gmail.com

© 2020 Liga de Mercado Financeiro ESALQ-USP. Todos os direitos Reservados.

  • Design%20sem%20nome%20(7)_edited
  • Design%20sem%20nome%20(8)_edited