Buscar

Participação acionária em Equity Crowdfunding: Como calcular e o que você precisa saber

Atualizado: 29 de Abr de 2020

Com o crescimento da modalidade de Equity Crowdfunding no Brasil, muitos investidores têm ficado confusos quanto a suas participações na empresa: "Qual o tamanho da minha participação?", "Por que minha participação diminuiu se não vendi meus títulos?", "Como sei quanto meus títulos valorizaram?" Entre outras. Então hoje tentarei clarificar algumas destas dúvidas.


Cálculo de participação


O primeiro ponto será responder: “Qual será o tamanho da minha participação com o investimento que estou fazendo?” Por mais que pareça simples, esta pergunta gera muita confusão devido ao conceito de valuation pré-money e pós-money.


Para ficar mais claro, vamos trabalhar com um exemplo: suponha que a empresa XYZ, que está realizando uma rodada de captação, esteja avaliada em 10 milhões pré-money, ou seja, a empresa antes do dinheiro da rodada é avaliada em 10 milhões, e planeje captar 1 milhão em sua rodada. Após a rodada, a empresa passará a valer 11 milhões pós-money, pois agora continua com a empresa que é avaliada em 10 milhões mais o 1 milhão de caixa, que cabe a diretoria transformar em valor para os acionistas.


Na hora de calcular a participação, o maior erro se dá ao calcular a participação sobre o valor pré-money do negócio e isto é um problema pois as rodadas de captação não se tratam de uma venda de participação, não se está vendendo o capital próprio da empresa, mas sim o expandindo. Então na empresa avaliada em 10 milhões, os atuais sócios que totalizam 100% da participação não estão vendendo para embolsar lucros, mas sim oferecendo uma chance a novos investidores de injetar dinheiro no negócio e assim crescendo o “bolo” que agora valerá 11 milhões com o novo 1 milhão representando a participação dos novos investidores.


Desta forma, os novos investidores estão comprando um pedaço dos 11 milhões pós-money e não dos 10 milhões pré-money.

A fórmula então para calcular sua participação será:


valor aportado / valuation pós money = participação


Diluição da participação


Outra tema que gera muita dúvida é o da diluição na participação, que gera perguntas como: “Por quê minha participação diminuiu se eu não vendi meus títulos?”, “Meus título valorizaram desde a última rodada mesmo com a diluição?”.

É comum para muitas empresas realizar mais de uma rodada de captação ao longo de sua trajetória e voltando ao que foi dito no tópico anterior, as rodadas de captação aumentam o tamanho do capital próprio dos negócios e isto pode diluir a participação dos acionistas, como exemplifico a seguir:


Novamente utilizaremos o exemplo da empresa XYZ: Suponha que um sócio investiu na primeira rodada de captação da companhia, adquirindo uma participação de 1% no negócio, e que uma nova rodada pretende captar 11 milhões, com a empresa avaliada em 33 milhões pré-money e 44 milhões pós-money, sendo o sócio não pretende fazer um novo aporte no negócio. Até antes da rodada, este sócio tem 1% do negócio, que segundo o valuation pré -money vale 330 mil. Como não fez novo aporte, após a rodada, este sócio continua a possuir títulos que valem, segundo o valuation, 330 mil, mas agora, a empresa como um todo vale 44 milhões e portanto, este sócio tem apenas 0,75% do negócio, mesmo sem ter vendido títulos.


A Fórmula para calcular sua participação após nova rodada é a seguinte:


(participação anterior (%) * valuation pré money) / valuation pós money = nova participação


Esta queda na participação é um problema?


A resposta é depende. De um ponto de vista financeiro, ela não é um problema, pois não há perda de valor quando sua participação diminui, você não perde dinheiro com novos investidores entrando no negócio, apenas tem um pedaço menor de um negócio maior. Já se você tem interesse em participar das decisões da empresa a diluição pode ser um problema, pois você terá menos poder de voto caso as participações sejam da modalidade que oferece esta oportunidade aos investidores.


Como calculo a valorização dos meus títulos?


Para calcular a valorização entre rodadas é muito simples, apenas multiplique sua participação pelo valuation da rodada e compare ao valor aportado, só não se confunda, o valor usado deve ser o valor pré-money.

Segue fórmula:


((participação (%) * valuation pré money) / valor inicial aportado) - 1 = valorização


Como faço para não ser diluído nas novas rodadas?


Para não ser diluído em novas rodadas, a única saída é fazer um novo aporte. Se o sócio do exemplo acima quiser manter sua participação de 1% após a rodada por exemplo, ele deverá aportar o equivalente a 1% do valor captado na nova rodada, neste caso 110 mil (11 milhões x 1%), mantendo assim sua porcentagem.

A fórmula para calcular o aporte é a seguinte:


(pd (%)*valuation pós money) - (pa (%)*valuation pré money) = aporte necessário


pd = participação desejada

pa = participação atual


Tenho outras dúvidas, o que fazer?


Estas são só as dúvidas mais comuns do processo de crowdfunding, e existem inúmeras mais que podem surgir durante o processo de investimento, por isso me coloco a disposição se algo não ficou claro ou para feedbacks em meu e-mail: henrique.gimenez56@gmail.com. Vamos conversar!


Te convido também a ler o post anterior, que engloba o processo de Equity Crowdfunding de maneira mais ampla, no link: https://ligalqusp.wixsite.com/ligalq/post/equity-crowdfunding. Espero que tenha contribuído com seus investimentos!


-Henrique Rachid Gimenez

28/04/2019

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo